sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BIOGRAFIA DIFERENTE

          Helder andava com a parte superior do corpo inclinada para a frente, mas o diretor da Fênix Caixeral dizia não tratar-se de bico de papagaio, e que muitas vezes o " bicho" não tinha nada, no entanto por não girar bem da cabeça andava assim todo torto. Helder queixava-se constantemente de ver seu reflexo torto do espelho; não podia passar por uma vitrina, logo parava para pentear o cabelo e ajeitar os ombros; outro problema estava na boca, os lábios eram carnudos demais para que se lhe qualificassem de garoto bonito. 
          Em 1974 surgiu um amor de caráter indefinido, uma vizinha que ele mal conhecera na infância clareou nesse tempo, fazendo de lâmpada no mundo dele cavernoso. Helder trabalhou durante quinze meses e onze voltas ao redor da casa de Ana Lílian, foi tomado desses vapores, e, sem que percebesse, lá se ia escorregando pelo ralo mais dois anos fora da escola. Esqueci de registrar que sua demissão do trabalho se deu  por conta de uma alergia que se espalhara em todo o corpo. Contava ele  15 anos e gostava de Ana Lílian; não sei se a coceira teria alguma coisa a ver com a sua Beatriz,  não estou aqui para fazer confissões de adolescente. Sei que ele serviu no Quartel General da 10ª região militar em 1977. Foi um recruta zero. Nunca deu alteração, mas também não somava nada, era inútil para a bebedeira e jamais acertou o passo na ordem unida do quartel. Foi mandado para o rancho descascar batatas. Não foi carimbado por doença venérea, o que na época não recomendava; o que se recomendava era que o soldado fosse às mulheres do Barba-Azul e Senadorzão,e,  sem trololó,   fizesse aquisição de pelo menos um cavalo de crista. Não teve gonorréia, mas perdeu a honra ao mérito, porque teria ido dormir (eu disse dormir) mais duas mulheres num Chateou da praia do futuro.
          Helder __, mais de cinqüenta anos, portador de neurose 
 obsessiva, tem disfunção no sono REM (sono de rápidos movimentos oculares) desencadeado segundo o dermatologista do Pronto-Médico, Dr. Gilmário, de uma disritimia cerebral. Helder não freqüentou o jardim de infância de maneira regular, e aos 10 anos ainda não estava na escola. Como não estudasse surgiam  em sua mente cidades fantásticas com personagens  deslocados da Disney. A primeira Coca-cola de Helder aconteceu aos 16 anos na Fênix Caixeral, escola noturna onde  era uma brasa mora! cabelos longos, idéias curtas, sapato cavalo de aço, calça boca de sino todo nos trinques, na crista da onda, um rapaz na moda apesar da melancolia.

Nenhum comentário: